Antes de mais nada, quero deixar enfatizado que isso é somente uma opinião particular que resolvi compartilhar e não é nenhum rumor ou especulação, é mais um desejo.
Venho pensando nisso a um tempo e um Steam Deck menor e mais leve seria um pouco mais agradável. Imagino que nem a própria Valve está satisfeita com o que lançaram, pois apesar se ser algo revolucionário, o Steam Deck tem alguns problemas.
O maior de seus problemas está em seu peso de 640g. Inicialmente parece ser algo pouco relevante, principalmente para mim que tenho mãos bem grandes, mas para um dispositivo que vai levar para todos os lados e que em média vai jogar por 2 ou 3 horas, ficar com ele sem nenhum tipo de apoio pode causar um certo tipo de desconforto, tanto que criaram almofadas gamers (não estou brincando, isso realmente existe, confira abaixo).
Uma solução para resolver o problema de peso seria reduzir o tamanho dele, já que com menos componentes e uma construção menor, alguns gramas seriam retirados, não sei se resolveria essa questão do peso de forma completa, mas já ia reduzir o tamanho que é algo bem vindo.
Dito isso, a pergunta que fica é: O que remover para isso acontecer? A resposta é bem óbvia, basta que removam os Trackpads, porém apesar de óbvia, ela não é tão simples, pois a ideia do Steam Deck é ser um dispositivo 100% independente de periféricos (teclados, mouse e monitores), ainda que funcione com eles, então outra solução veio em mente, porque não colocar esses Trackpads para outro lugar? Para isso eu tenho 2 pensamentos
Solução: Alterar o d-pad por um trackpad
Essa seria a solução ideal, pois não inutilizaria do modo Desktop já que o d-pad não possui nenhuma utilidade nesse modo e quem quisesse jogar com ele ainda assim poderia jogar normalmente.
O que parece é que é bem difícil convencer os jogadores a alterar o que já estão acostumados, pois a Valve já tentou fazer exatamente isso que falei com o Steam Controller e o resultado não foi muito satisfatório, mas eu gostei da ideia, apesar de nunca ter pego um Steam Controller, por não conseguir importar.
No post original da imagem o usuário coloca as posições dos botões de uma forma meio esquisita, lembrando um pouco o controle do Wii U, particularmente prefiro dessa forma que coloquei, ele também muda a resolução, e tamanho da tela, mantendo as bordas originais, algo que é completamente desnecessário, tanto que no Steam Deck OLED conseguiram aumentar um pouco a tela e reduzir essas bordas e a resolução pode ser mantida.
Era isso que eu queria falar, não é nada demais, é só um pensamento mesmo, se quiserem falar sobre isso, respondo a qualquer momento no BlueSky e X.